Campus Jazz '25
www.ua.pt/pt/campusjazz
A quinta edição do Campus Jazz propõe uma programação eclética e multicultural mas com um forte enfoque no potencial do território e região de Aveiro. Conta com a participação de músicos incontornáveis da cena jazz internacional como Ben Wendel, Jeff Ballard ou Rabih Abou Khalil.
O Campus Jazz apresenta a sua quinta edição, com um conjunto de atividades que sustenta o que a UA tem construído em termos de ensino artístico, investigação e cooperação com a região. Assim, os alunos da Orquestra de Jazz da UA terão a oportunidade de partilhar o palco com o reputado saxofonista Ben Wendel, enquanto os estudantes do Combo de Jazz tocarão ao lado do conceituado baterista Jeff Ballard, apresentando temas e arranjos originais de estudantes da UA.
O primeiro momento do Campus Jazz 2025 irá coincidir, como vem sendo hábito, com as comemorações do Dia Internacional do Jazz, a 30 de abril. Este ano caberá a João Rocha Quarteto inaugurar o Festival, na Casa do Estudante, em plena semana académica. Neste dia e espaço simbólicos, este agrupamento que arrecadou o prémio de Melhor Ensemble da edição de 2024 do Concurso Internacional de Jazz da UA, marcará o ritmo do Campus Jazz que reforça a proximidade ao seu público jovem.
A cantautora e guitarrista Raquel Martins irá apresentar-se com o seu trio no Auditório da Reitoria da UA, num concerto que funde jazz e soul alternativo, ritmos brasileiros e texturas eletrónicas experimentais.
Pela segunda vez, a Orquestra Filarmonia das Beiras é convidada a participar no Campus Jazz, juntando-se ao ud libanês do conceituado Rabih Abou Khalil, num concerto onde o jazz e a world music estarão de mãos dadas, sob a batuta do maestro Jan Wierzba no maior palco da UA, a Caixa UA.
Uma das novidades desta edição do Campus Jazz será a criação de um Estágio de Big Band, dirigido pelo trombonista e compositor sueco Nine Sparks Riots. Aberto a todos os músicos que desejem participar, e olhando para o potencial artístico gerado pela prática instrumental nas inúmeras Bandas Filarmónicas da Região e nos jovens músicos formados pelas escolas de diferentes níveis formativos, o estágio irá culminar com um concerto na UA, onde serão interpretados temas originais do convidado especial.
Pelo segundo ano consecutivo, o município de Albergaria-a-Velha, parceiro do Campus Jazz, volta a acolher um concerto, desta feita do conceituado baterista e compositor norte-americano Jeff Ballard, que subirá a palco com o Combo de Jazz da UA.
De destacar, nesta edição, a presença do reconhecido saxofonista e compositor norte-americano Ben Wendel, que tocará no Município de ílhavo com a Orquestra de Jazz da UA oferecendo, ainda, uma masterclasse e um workshop a todos os que tiverem o privilégio de nela participar.
As escolas oficiais de nível secundário e profissional da região com formação na área do Jazz serão, uma vez mais, parceiras e beneficiárias diretas do Campus Jazz, participando na masterclasse de Wendel e apresentando-se em concerto em modelo de showcase.
A quinta edição do Campus Jazz contará, como vem sendo hábito, com duas jam sessions, que serão abertas pelos projetos liderados pelos alumni bateristas Rui Lúcio e João Martins, respetivamente. A parceria com a Associação Académica da Universidade de Aveiro, reforçada este ano, estende-se também ao habitual suporte às Jam Sessions pelo Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro - GrETUA. Ao longo de todo o ano é o GrETUA que mantém a dinâmica e regularidade das Jam Sessions no campus universitário.
Em 2024 a ONU celebrou pela primeira vez o Dia de Internacional do Jazz numa cidade do continente africano: Tânger. O foco nos países africanos de língua oficial portuguesa e o papel do Jazz na independência desses territórios, que perfaz 50 anos em 2025, será o tema central das Jazz Talks.
Ainda nesta edição teremos as aulas abertas “Vira o disco e fala o jazz”, sobre a história e as sonoridades do Jazz em Portugal, e serão uma oportunidade para diferentes públicos poderem participar e escutar perspetivas e abordagens distintas que decorrem da formação e da investigação.
Fazendo jus ao nome, o Campus terá ainda mais jazz, com as Lunch Break Sessions que irão pontuando a agenda no Estúdio de Som do Departamento de Comunicação e Arte.
O Campus Jazz 2025 traz-nos, ainda, a 5ª edição do Concurso Internacional de Jazz da UA. Neste concurso têm-se revelado novos talentos, que ganham visibilidade perante o júri e o público, e projeção nacional quando, ao vencerem a competição, conquistam palco e nome na programação de 4 festivais de jazz nacionais: Guimarães Jazz, Estarrejazz -Festival de Jazz de Estarreja, Que Jazz é este? – Festival de Jazz de Viseu e na edição seguinte do Campus Jazz.
O Concurso Internacional de Jazz da UA terá o seu momento alto de apresentação pública dos ensembles concorrentes no Cineteatro de Estarreja, onde se desvendarão os vencedores e se encerrará esta edição com a cerimónia de entrega de prémios no derradeiro dia do festival, a 5 de junho.
O Campus Jazz é uma iniciativa da Universidade de Aveiro, que realça a importância e singularidade do Centro de Estudos de Jazz (CEJ), uma estrutura dedicada à documentação e investigação sobre jazz, fundada em 2007 na UA. No último dia do Campus Jazz 2025 abrirá ao público uma exposição que desvendará alguns dos tesouros, das valências e potências deste Centro, do seu acervo e do percurso que já trilhou com os seus doadores, os investigadores e os públicos que dele têm vindo a usufruir. Com a curadoria de Ivo Martins, Vera Velez e Manuel Neto, a exposição perdurará no CEJ para além da agenda do Campus Jazz 2025.