Desafio Faber-Castell 2024-25 ECOLABIRINTO

 ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell 2024-2025


No âmbito da disciplina de Educação Visual, a professora Sílvia Rodrigues e os alunos do 8ºano, turmas A, B, Ce D, participaram no concurso ECOLABIRINTO | Desafio Faber-Castell 2024-2025, promovido pela ABAAE e pela Faber-Castell. O desafio consistia na criação de um labirinto subterrâneo, com ponto de partida numa árvore e chegada a uma mina de grafite, ilustrando de forma simbólica e criativa o percurso dos materiais naturais usados no fabrico do Ecolápis.

 O projeto foi integrado no plano de trabalho da disciplina, articulando-se com os conteúdos programáticos e com os princípios da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, permitindo aos alunos refletir sobre o ciclo de vida dos objetos, o impacto do consumo e a ligação entre a Arte e o Ambiente.

 A proposta seguiu uma abordagem exploratória, colaborativa e centrada no aluno, valorizando o processo criativo e a expressão individual, com base na consciência ecológica.

 O envolvimento dos alunos foi bastante positivo. Demonstraram empenho, criatividade e sensibilidade ecológica, evidenciando interesse pela proposta e pelo tema ambiental. O projeto fomentou a expressão individual e o pensamento simbólico, culminando em trabalhos originais e diversificados, que refletem a singularidade de cada aluno e o trabalho artístico desenvolvido em sala de aula, alinhado com os princípios do concurso.

 Entre os trabalhos elaborados, foram selecionados dois para participarem no concurso: "Das raízes e das minas ao lápis que conhecemos" por Francisco Ferreira e "Entre Minerais e Linhas: A Jornada do ecolápis" por Marta Silva. Ambos os alunos são da turma 8.ºD 2024/2025.